sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[Filmes] Cinema Paradiso


Título Original: Nouvo Cinema Paradiso
Diretor: Giuseppe Tornatore
Ano de lançamento: 1988
País de Origem: Itália

Esse filme é incrivelmente lindo.
Ele começa com Salvatore, um homem bem sucedido que recebe um telefonema de sua mãe informando que "Alfredo morreu". Aí inicia-se suas lembranças de infância e adolescencia, na época do pós guerra numa cidadezinha italiana, onde esse mesmo Alfredo mostrava a ele a magia do cinema.

É triste começar pelo fim, porque você já sabe mais ou menos o que vai acontecer. Mas o ritmo do filme é tão belo, que você deixa-se levar e esquece. É dificil eu gostar de protagonistas crianças, mas o pequeno Salvatore (que é conhecido como Totó por todos) é tão simpático e tão fofinho.

Uma das coisas mais lindas é ver a dedicação, tanto de Alfredo quanto de Totó para com o "Cinema Paradiso" (o cinema da cidade), além dos rostos maravilhados de todos, crianças e adultos, enquanto assistem os filmes. O prédio do cinema torna-se um personagem do filme. E os habitantes da pequena cidade são tão caricatos quanto cativantes.


Engraçado como em filmes, livros, cidades pequenas sempre são simpáticas, parem o local perfeito para se morar. Pena que a realidade é bem diferente (oi, eu moro numa cidade pequena e é muito chato).

Os dez minutos finais são emocionantes. Dificíl não conter as lágrimas.

Só um comentário final a respeito da trilha sonora de Ennio Morricone.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...