quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

[Filme] O Segredo de Kells


Título Original: The Secret of Kells
Ano de lançamento: 2009
Diretor: Tom Moore e Nora Twomey
País de Origem: França/Iralanda/Bélgica
Trailer

Pretendi vê esse filme há algum tempo já. Lembro-me de estar assistindo a premiação do Oscar 2010 e chegar em uma das minhas categorias preferidas: a de melhor animação.

Up, da Pixar levou o prêmio (super merecido, na minha opinião) mas outro indicado me chamou a atenção, principalmente pelo visual. Trata-se de “The Secret of Kells”.

A história começa com uma pequena vila com um mosteiro, onde vive um jovem garoto, Brendan, sonhador e com mente fértil, como toda criança. Devido a ataques de povos bárbaros, um muro vem sendo construído, cercando o vilarejo, e todos evitam sair para a floresta. Um dia, um famoso monge ilustrador chega, contando histórias fantásticas e trazendo um famoso livro, que vem sendo escrito ao longo de vários anos. Brendan logo se torna amigo do monge e se torna seu aprendiz, o que não agrada nadinha seu tio, o abade (cargo mais alto do mosteiro, ou pelo menos foi o que deu a entender). Aí várias coisas acontecem, mas não vou falar delas, senão conto o filme todo.

Só achei que a história fica um pouco em segundo plano nesse filme. Ela poderia se melhor desenvolvida, e menos confusa em alguns pontos. O que rouba a cena é o visual. A animação é 2D, belíssima. Um traço marcante, bem diferente do padrão Disney ou dos traços orientais de manga. A arte é o carro chefe do filme, inclusive na história.

Algumas coisas me incomodaram um pouco, como o fim brusco de algumas cenas. Isso me lembrou os poucos filmes franceses que já assisti, e foi exatamente o que me desanima a ver mais filmes do país.

Melhor parte

A primeira visita de Brendan à floresta, e o seu encontro com Aisling, uma menina-loba. O visual é incrivel. Todo o filme é impecável na parte técnica.

Nota final: 7,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...