domingo, 19 de dezembro de 2010

[Filme] V de Vingança


Título Original: V for vendetta
País de Origem: Eua/ Reino Unido/ Alemanha
Diretor: James McTeigue
Ano: 2005
Outro filme que e me pergunto como pude demorar tanto para assistir. Vamos combinar que sou uma aspirante a cinéfila pobre, que não consegue ir ao cinema com muita freqüência, nem visitar uma videolocadora.

Trata-se de uma adaptação da HQ de Alan Moore e David Lloyd.
A história acontece em um futuro distópico, onde a Inglaterra está sob um regime ditatorial comparável ao nazismo. Nesse cenário vive Evey (Natalie Portman) que é salva por um homem mascarado conhecido apenas como 'V' (Hugo Weaving, o Elrond da Trilogia Senhor dos Anéis), que age como um justiceiro em meio ao caos político. Isso desencadeia uma série de eventos que fazem a policia investigar alguns massacres do passado causados por aqueles que hoje estão no poder para tentar desvendar que se esconde atrás da máscara de V, que por sua vez tenta criar uma revolução para libertar o povo de seus opressores.

Fiquei maravilhada com o filme. Não é nenhuma mega produção, mas a história é realmente muita boa. Após assisti-lo, fui ler a HQ para comparar. Muitos a idolatram. Eu particularmente não gostei. Acredito que o motivo talvez seja minha pequena birra com os quadrinhos americanos. Mas não posso negar que a história original é muito mais rica e cheia de subtramas. O filme foca apenas na história principal (e mais importante) e deixa de lado algumas informações ligeiramente importantes. Adaptações sempre deixam a desejar, essa não foi exceção. Mas pela primeira vez preferi o filme à sua obra de origem.

Os personagens principais (no filme) são mais amáveis. V é uma pessoa vingativa e violenta com seus inimigos, porem ele é tão doce e protetor com Evey... E ela é muito mais simpática no filme.

O filme é bem escuro, isso foi uma das coisas que mais estranhei. Porem é o que mais ajuda a criar toda a atmosfera caótica. As atuações são ótimas, principalmente as de Hugo Weaving, que usa uma máscara durante todo o filme e mesmo assim consegue cativar.


Melhor cena
A sequencia final, de puro caos, toda a população com máscaras e capas iguais a de V e a polícia sem saber o que fazer. Isso unido à fala final da Natalie Portman resume o filme e a toda a luta idealista. A história é ficticia, porem várias citações podem muito bem aplicar-se a nossa realidade.

Filmes idealistas e utópicos me conquistam muito fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...