segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lista de livros lidos em 2010


2010 não foi um dos meus melhores anos em muitos aspectos, mas confesso que foi o meu melhor no quesito livros lidos. Foram 22 ao todo, sem contar Eldest, que estou na metade, mas não creio que conseguirei terminar até sexta feira. Pode não parecer muito, mas para uma pessoa que mantinha uma média de 5 livros/ano nos últimos anos é muita coisa.
Segue a lista dos títulos, com breves comentários da minha pessoa, em ordem de leitura:

#1 Coração de Tinta - Cornélia Funke
A grossura me assustou no inicio (456 páginas) por eu achar que era um livro infantil. Foi uma bela surpresa. Não esperava muita coisa, porem adorei a história e os personagens. Quero ler a continuação "Sangue de Tinta" logo

#2 Silmarillion - J.R.R. Tolkien
A melhor obra do mestre Tolkien. Sim, é a mais dificil de ler, mas ajuda a compreender melhor a mitologia da Terra Média e até mesmo a história de "Senhor dos Anéis". O mito da criação é um dos mais belos que já vi.

#3 Sandman - Os caçadores de sonhos - Neil Gaiman
Só emprestei na locadora porque tinha umas ilustrações lindas. A história é fofa e rápida de se ler. O livro em si é lindo. Bom para aquelas tardes tediosas.

#4 Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson
#5 A Menina que brincava com fogo - Stieg Larsson
#6 A rainha do castelo de ar - Stieg Larsson
A Trilogia Millenium tambem me surpreendeu. Não sei ao certo em que gênero classificá-la. Gostei bastante da história e, principalmente, do ritmo que ela é contada, de maneira fria e sem firulas. Só achei meio forte em algumas partes, fiquei incomodada.
O melhor é o segundo, sem dúvidas.

#7 Os filhos de Húrin - J.R.R Tolkien
Esse livro é muito trágico, mas nem assim consigo gostar do protagonista Turin. Apesar de tudo, o livro é um dos mais fáceis de ler do autor, alem de belíssimas ilustrações de Allan Lee.

#8 Os contos de Beedle, o bardo - J.K.Rowling
Outro livro fininho e rápido. Trata-se de uma coletâneas de contos infantis para bruxos (do universo de Harry Potter). A maioria das histórias é meio bobinha, mas são legais. Sem contar que todas as páginas tem desenhos fofos no cabeçalho e no rodapé.

#9 O restaurante no fim do universo - Douglas Adams
#10 A vida, o universo e tudo o mais - Douglas Adams
#11 Até logo, e obrigado pelos peixes - Douglas Adams
#12 Praticamente Inofensiva - Douglas Adams
Série "Mochileiro das Galáxias", cujo primeiro volume (O guia do mochileiro das galaxias) eu já li há alguns anos. Muito bons os livros, embora algumas pessoas não os entendam ou os considerem chatos. Eu chego a dar gargalhadas enquanto leio. O "restaurante" é o melhor, sem dúvidas.

#13 O ladrão de raios - Rick Riordan
#14 O mar de monstors - Rick Riordan
Os dois primeiros volumes da série "Percy Jackson e os Olimpianos". O filme é ruim, não assistam. Os livros são ótimos. Leves, divertidos e com bastante ação. Quase nunca gosto do protagonista, ainda mais quando trata-se de narrador em primeira pessoa, mas o Percy é excessão.

#15 Orgulho e Preconceito - Jane Austen
Clássico. Livro lindo, o filme de 2005 é lindo tambem, bem como a minissérie de 1995 da BBC.
Como foi escrito em mil-setecentos-e-qualquer-coisa a linguagem pode parecer meio estranha, mas isso não deixa o livro difícil.

#16 Deltora Quest: As florestas do silencio - Emily Rodda
Primeiro de uma série de muitos livros (acho que são uns 15). É fininho, li em um só dia (algum feriado). Esperava mais. achei mal escrita. Até parecia que era eu quem estava escrevendo. Comecei a ler o segundo volume, mas desisti.

#17 Os filhos de Galagah - Leandro Reis
#18 O Senhor das Sombras - Landro Reis
Um é continuação do outro (e existe um terceiro volume com previsão de lançamento para 2011). É animador ver a produção nacional de obras fantásticas. Os livros são bem legais.

#19 Contos Inacabados da Terra Média e Numenor - J.R.R.Tolkien
Releitura. Li pela primeira vez assim que terminei a trilogia Senhor dos Aneis (em 2006) e resolvi relê-la após Silmarillion. Ajudou a entender várias coisas. Só recomendo para os fãs do escritor que querem entender mais a fundo a mitoligia da Terra Média.

#20 Eragon - Christopher Paolini
Releitura tambem, só para relembrar a história e conseguir ler as continuações (Eldest e Brisingr). Já falei sobre o livro aqui.

#21 V de Vingança - Alan Moore
Ok, não é exatamente um livro. é uma HQ, mas pelo tamanho, e pela complexidade da história, eu o coloco na lista. Não gostei muito, prefiro o filme. Mas possui seus méritos.

#22 1984 - George Orwell
Livro bom. Não é meu gênero favorito, mas me fez pensar sobre várias coisas. Resumi-lo em uma palavra: agonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...