sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

[Filmes] A Viagem de Chihiro

Título Original: Sen to Chihiro no kamikakushi
País de Origem: Japão
Diretor: Hayao Miyazaki
Ano: 2001


Gostaria de saber como demorei tanto para assistir a esse filme. E queria saber também porque não nutria altas expectativas sobre o mesmo.

O filme começa com Chihiro, uma garota de uns 10 anos que está de mudança com seus pais. Ela não esconde a sua irritação e pensa que o mundo deve girar em torno de seus próprios caprichos. No caminho para a nova casa, eles se perdem e acabam encontrando um túnel que leva á uma cidade aparentemente deserta. Como estão com fome, os pais de Chihiro comem uma comida que encontram numa espécie de barraca enquanto a garota emburrada resolve explorar o local. Ao anoitecer, um misterioso garoto aparece e pede para ela sair. Quando vai ao encontro de seus pais, vê que eles foram transformados em porcos gigantescos. E de todos os lados surgem seres estranhos. E é aí que a história fica legal. A cidade na verdade é uma espécie de "casa de repouso" de seres do além e humanos não são bem vindos por lá. É aí que Chihiro precisa descobrir um modo de fazer seus pais voltarem a forma humana, e também algumas lições sobre respeito e tradição.
Existe um grande preconceito com as animações. Muitos a encaram como um gênero, sinônimo de "infantil". Particularmente eu encaro a animação como um meio de se fazer um filme. Existem várias animações com histórias que não são recomendadas para as crianças.

"A viagem de Chihiro" é um tipico filme classificado como "familia". É infantil e transmite aquelas lições de moral típicas do gênero, mas tambem assusta. Algumas cenas são um pouco forte para os menores, como a do dragão machucado e pingando sangue. Mas a história cativa pessoas de todas as idades. É um filme lindo, sob todos os aspectos.

O estúdio Ghibli (produtor desse e de outros vários filmes japoneses) possui no oriente o mesmo status que a Disney possui desse lado do globo. E todas as suas animações são feitas de maneira tradicional. Sim, tudo é desenhado e colorido à mão, em um traço incrivelmente belo.

A história é diferente de tudo que já vi, e quem não está muito habituado aos costumes japoneses pode estranhar um pouco, mas nada que estrague a essência do filme.

O que mais gostei
#Os Susuwatari. Eles são pequenas bolinhas negras (a tradução literal seria algo como 'fuligem viajante") e que aparecem em algumas partes no filme. Eles são muito fofos. Quero um depelúcia para mim.

#Haku, o dragão. Sem maiores comentários sobre a minha paixão por animais fantásticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...