quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

[Livro] Eragon

Título original: Eragon
1º volume do Ciclo da Herança
Autor: Christopher Paolini
Ano de lançamento: 2005
País de Origem: EUA
Paginas: 466

Li esse livro pela primeira vez em 2007, e acabei relendo-o alguns meses atrás para relembrar a história e enfim ler o resto da série (que comprei compulsivamente numa daquelas promoções malucas do Submarino).

Eragon é um garoto de quinze anos, que vive sua vidinha simples e chata num vilarejo no meio do nada e perto de uma cadeia de montanhas, em Alagaesia, terra fictícia criada pelo autor e controlada pelo tirano rei Galbatorix. Um dia ele encontra uma pedra azul na floresta, que atrai a ira do monarca, forçando-o a fugir em segredo. A pedra, na verdade, é um dos últimos ovos de dragão, de onde nasce Saphira e torna Eragon um Cavaleiro, que jura se vingar do rei por ele ter assassinado seu tio. Assim inicia uma jornada, com Brom, um contador de histórias que sabe mais do que aparenta, em direção ao povo que ainda resiste à dominação de Galbatorix.

Sinceramente, gostei mais do livro na segunda vez que o li. É nítida a influencia de Tolkien na obra de Paolini, bem como a intenção de criar algo grandioso. Em alguns momentos, essa influencia chega a ser cansativa.

Mas também devemos considerar que o garoto escreveu esse livro quando tinha apenas quinze anos. E qualquer história que não trate os dragões como seres destruidores-de-vilas-que-devem-ser-mortos já tem o meu respeito. Nesse livro, o único dragão que efetivamente aparece é Saphira. E ela é a melhor personagem de todas. Age como uma mãe quando protege Eragon ou fica brava quando ele faz alguma coisa impensada, bem como tira sarro da cara dele durante o resto do tempo.

De um modo geral é um bom livro. Apesar de ser meio grandinho, dá pra ler em menos de quinze dias.

Personagens favoritos

Saphira: Uma dragão fêmea, ao mesmo tempo sábia e ingênua. É ela quem dá o toque de humor e sarcasmo no livro. Sem contar que ela é um dragão. Já devo ter comentado que adoro dragões.

Brom: O contador de histórias do vilarejo de Eragon, e torna-se seu professor e guia depois que ele revela a existência de Saphira. É mais velho do que aparenta e sabe muito mais do que compartilha com Eragon. Acho que nunca saberei o suficiente sobre ele.


O Filme

O filme fede, sério. Amei da primeira vez que assisti, mas isso foi antes de ler o livro. Apesar da adaptação ser péssima, os efeitos são legaizinhos e a Saphira é linda, mesmo com asa de passarinho. Não sei se vale a pena. Leia o livro, ele sim vale o tempo gasto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...